segunda-feira, 17 de julho de 2017

A ENTREVISTA DO PREFEITO EUDES PARA A PEDRA FM

Imagem obtida através de captura do vídeo postado em rede social
O prefeito de Venturosa, Eudes Tenório Cavalcanti, concedeu entrevista a rádio FM PEDRA, da cidade de Pedra, no agreste de Pernambuco. A entrevista durou mais de uma hora, mas o vídeo disponibilizado em redes sociais e blogs tem apenas 21 minutos, o que considero um erro. É comum na era da internet e das redes sociais a publicação dos trechos de maior impacto de palestras e entrevistas, mas deve-se, além de compartilhar com o grande público os melhores momentos, como chamamos, o vídeo completo. Como filho de Venturosa, gosto de prestar atenção ao que nossos políticos dizem e as vezes, o que pode não parecer importante para uns, é para outros. A entrevista foi bem conduzida pelos radialistas presentes e realmente merece estar disponibilizada na íntegra para que todos possam conhece-la.

Eudes é um político carismático e dono de boa oratória. Tem presença de espírito e não tem o que temer diante de câmeras ou microfones. Eu mesmo já o entrevistei duas vezes e pretendo, ano que vem, convidá-lo para mais uma entrevista nesse mesmo blog para fazer o balanço do primeiro ano de mandato. O blog é independente e está sempre aberto para contribuições das mais variadas tendências políticas. Por se tratar de um tema de interesse geral, exponho um resumo das ideias apresentadas na entrevista, que pode ser conferida nas redes sociais.

No primeiro bloco do vídeo, o prefeito falou sobre sua expressiva vitória, o apoio popular à sua gestão e a composição da câmara municipal de vereadores, onde possui larga maioria. Nesse trecho, Eudes Tenório informa ter em mãos uma pesquisa que indica que 76% do povo de Venturosa avalia positivamente sua gestão. 

Sobre as obras foram anunciadas a construção e cobertura de quadras, barragens nos sítios, perfuração de poços artesianos, recuperação de estradas rurais e os investimentos que serão feitos na área de saúde, como equipamentos e construção de um novo bloco cirúrgico.

A política salarial foi tema mais uma vez. Pagar salários em dia é obrigação do gestor, isso é fato. Então por que na gestão do prefeito Eudes isso virou mérito? Porque muitos gestores não cumpriram ou não cumprem com essa obrigação mínima. Funcionários terceirizados que atuam em órgãos estaduais já completam dois meses de atraso salarial. Nessa dinâmica, o que é obrigação vira virtude.
O prefeito irá remodelar as praças e asfaltar a Avenida Capitão Justino Alves.

Indagado sobre concursos públicos, ele lembrou do último concurso realizado em seu governo de 2009, onde foram efetivados mais de 200 funcionários, disse que pretende realizar novo concurso no futuro, mas que no momento não é a prioridade do governo municipal.

Segurança pública, os próprios entrevistadores reforçaram a ideia de que segurança é dever dos governos estadual e federal. O prefeito reiterou que o município não tem poder de polícia e que a guarda municipal tem a função de preservar o patrimônio público, mas que o município instalará um sistema de câmeras como uma ação para contribuir com a redução da criminalidade.

Geração de emprego. Eudes frisou que para atrair empresas e assim gerar empregos a cidade precisa ter a estrutura adequada para suas atividades. Então, a prefeitura está investindo em saneamento e oferta de água, tanto que as empresas de laticínio terão poços artesianos perfurados pela prefeitura para assegurar o acesso a esse recurso.

Críticas à oposição. Ao falar da oposição em dois trechos da entrevista divulgada na rede social, o prefeito mandou um recado. Num primeiro momento, Eudes Tenório classificou a oposição como “salutar” e disse que a situação só existe porque também existe uma oposição. Nos momentos finais da entrevista o prefeito endurece um pouco o tom após falar sobre as obras de iluminação pública que pretende realizar: “Agora, nós estamos em seis meses de administração e fomos eleitos para quatro (anos). A oposição que me aguarde porque estou trabalhando. E as críticas que eles nos fazem são construtivas. Eu gostaria que todos os dias eles postassem o que eu deixei de fazer, mas postassem também aquilo que está sendo feito”.


E você, leitor? O que achou da entrevista do prefeito? O espaço está aberto para suas opiniões, sendo proibido apenas o anonimato. Comenta aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários registrados não traduzem a opinião do blog e são de responsabilidade de seus respectivos autores

A ÚLTIMA POSTAGEM DESSE BLOG

"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo. Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que aco...