quarta-feira, 5 de julho de 2017

BARRAGEM INGAZEIRA VOLTA A RECEBER ÁGUA DAS CHUVAS. MAIS UMA VEZ PERDEU-SE A CHANCE DE LIMPAR A PRINCIPAL FONTE DE ÁGUA DO MUNICÍPIO.

Barragem da Ingazeira - Foto da rede social - Djacir Galindo

EUFORIA E GRATIDÃO TOMAM CONTA DOS VENTUROSENSES. Depois de um longo período de estiagem, os que têm fé louvam a Deus por ele ter ouvido suas preces e enviado a tão necessária chuva para nossa região. Os principais rios renasceram nesses dias. Rio dos Bois e Ipanema mais uma vez pulsaram com vida e levaram água a Barragem da Ingazeira, que está próxima de "sangrar". 

Mas ver a Ingazeira com água mais uma vez também traz outro sentimento para muitos filhos e filhas de Venturosa. Por que diante de tantos anos de seca, a barragem não foi limpa? O que faltou?

A responsabilidade pela manutenção do açude é da companhia de saneamento e águas, a COMPESA, mas quando falta vontade da empresa pode e deve haver vontade política. Lembremos que na vizinha cidade de Pedra, o prefeito Osório Filho não poupou esforços junto ao governo do Estado e à Compesa e conseguiu a limpesa e desassoreamento do açude, que também ficou totalmente seco.

Em sua página na rede social, o prefeito Osório Filho, Osorinho, como é chamado, publicou:

"Muitas pessoas amanheceram hoje com desejo de visitar o Açude que abastece nossa cidade, devido às últimas chuvas que tivemos.

Neste momento percebemos que todo nosso esforço em conseguir, junto ao Governo do Estado e em parceria com a empresa que executa a obra da Adutora do Agreste, a limpeza e o desassoreamento do mesmo. Desde o início desta gestão percebemos que era uma ação emergencial e de extrema importância, uma vez que há décadas estava sendo colocada de lado.
Agora, com a Graça de Deus, podemos contemplar a beleza de ver nosso açude sendo cheio, e com sua capacidade de acúmulo muito maior, com maior capacidade de abastecer nossa cidade dentro em breve.Obrigado ao povo da Pedra pelo apoio que recebi, por terem entendido naquele momento que precisávamos dar atenção especial, que precisávamos direcionar todo nosso esforço neste projeto. E peço que continuem acreditando, com a mesma paciência, sabendo que nosso projeto não é apenas para 4 anos, e sim para uma geração."
Imagem da rede social de Osório Filho


Por que Pedra conseguiu e Venturosa não? Por que o governo do Estado ou a Compesa não tiveram interesse em limpar a nossa barragem? São perguntas válidas e oportunas. 


Barragem da Ingazeira em 2014

Quando a barragem de Venturosa foi construída, a população não ultrapassava os 10 mil habitantes, hoje chega próximo dos 17 mil, quase o dobro. E de lá para cá a barragem vem sendo assoreada. Duas grandes secas ocorreram e assistimos a seca devorar tudo e deixar apenas lama e peixes mortos. E por duas vezes a chance de revitalizá-la foi desperdiçada.

O prefeito Eudes tem o projeto de uma nova barragem. Algo grandioso e necessário. Caso seja executado, beneficiará habitantes de Venturosa, Alagoinha e Pesqueira. O prefeito está confiante e trabalhando por isso, o que é louvável, mas vejam o que já perdemos nessas duas décadas entre uma grande seca e outra.

Torço pela construção da nova barragem. Torcer contra esse projeto é torcer contra o bem-estar de Venturosa e de sua gente, e isso ninguém deve fazer. Mas junto a isso também torço por uma maior atenção aos recursos que já temos. Um provérbio indiano diz que só conhecemos o valor da fonte depois que a água seca.

Teremos de usar com sabedoria da água. Uso racional desse recurso tão valioso e raro para nós, nordestinos. Poços não são eternos e as secas são cíclicas, elas vão e vem e isso é inevitável em nossa região. A barragem hoje, mesmo cheia, não tem a mesma capacidade de outrora. Enquanto a outra barragem não sai, temos de valorizar e cuidar bem dessa.

Outra seca virá. Provavelmente (e infelizmente) veremos essa barragem secar outra vez. Nossa cidade merece atenção por parte dos órgãos competentes e nossos políticos devem representar esse interesse. Precisamos seriamente de um olhar diferente sobre nossa Ingazeira, para que não fiquemos como um disco arranhado, repetindo o mesmo trecho de uma velha canção: 'Por que não limparam ?.... a compesa ,.... a compesa .... não critique .... não pergunte.... a compesa... a compesa'.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários registrados não traduzem a opinião do blog e são de responsabilidade de seus respectivos autores

A ÚLTIMA POSTAGEM DESSE BLOG

"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo. Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que aco...