terça-feira, 4 de julho de 2017

DESTAQUE NACIONAL, MORGANA GALINDO COMENTA SEU PROJETO PARA O BLOG. A secretaria de Saúde promove solenidade para apresentação do projeto nesta quinta-feira.


A enfermeira Morgana Cavalcanti Galindo obteve destaque em evento nacional de saúde, a 15º Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), realizada em Brasília, até a última sexta-feira (30/06).

O projeto desenvolvido por ela, Dengue: uma avaliação das ações de controle nos municípios de uma região de Saúde em PE, 2014 (SMS Venturosa), foi reconhecido com o primeiro lugar na Expoepi. Morgana falou sobre como seu deu o processo de escolha e a consequente premiação.

Morgana Cavalcanti Galindo: "Esse trabalho foi desenvolvido para a conclusão da residência multiprofissional com ênfase em gestão de redes pela escola de saúde pública de Pernambuco. A ideia surgiu frente à necessidade de avaliar as ações de controle a dengue, diante da epidemia da dengue e o surgimento de novos vírus (Zika e Chikungunya), tendo o mosquito Aedes aegypti como vetor.
O desenvolvimento do trabalho se deu enquanto residente da X Regional de Saúde que fica em Afogados da Ingazeira, passei a analisar através de um questionário aplicado aos 12 coordenadores de endemias, como eles estavam realizando as ações preconizadas pelo Programa Nacional de Combate a Dengue (PNCD). 
Esse projeto proporcionou um olhar diferenciado aos gestores daquela região, onde pude mostrar os componentes com maior potencialidade/ fragilidade de cada município, proporcionando um olhar diferenciado para cada item verificado, espero que esse mecanismo de avaliação desenvolvido possa continuar ajudando os municípios nas tomadas de decisões frente ao combate e controle da dengue.
Esse prêmio foi de suma importância, pois meu trabalho foi reconhecido nacionalmente bem como o nosso município, pois apesar de ter sido um trabalho de analise situacional de outra região, eu sou funcionária do município de Venturosa e por esse motivo pude concorrer a essa mostra de experiência bem-sucedida.

Mais uma vez parabenizamos a enfermeira Morgana Cavalcanti Galindo e desejamos que nosso município aproveite de seus jovens talentos para superar os desafios que se apresentam.  


A Prefeitura de Venturosa, por meia da Secretaria Municipal de Saúde promoverá uma solenidade para a apresentação desse trabalho no dia 06 de julho, no Centro Comunitário Cultural, a partir das 19:00 horas. O evento será aberto ao público e deve ser prestigiado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários registrados não traduzem a opinião do blog e são de responsabilidade de seus respectivos autores

A ÚLTIMA POSTAGEM DESSE BLOG

"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo. Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que aco...